Febrero 2018. Portugal. O projeto A(gentes) M tem como objetivo primordial a promoção de comportamentos de cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre os jovens; e a discussão de temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu.

O projeto desenvolver-se-á em dois momentos principais:

1- Implementação do programa de cidadania ativa junto dos jovens portugueses que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico e o ensino Secundário de escolas públicas do Concelho de Santa Maria da Feira. No âmbito deste projeto serão dinamizadas várias sessões que trabalharão conceitos do domínio da cidadania e da inclusão social, a capacitação dos jovens e a criação de redes de partilha e cooperação. Pretende-se uma abordagem centrada nos direitos e deveres enquanto cidadãos, no incentivo a uma cidadania ativa, onde todos os jovens são chamados a participar.Com recurso à metodologia de educação não formal,os jovens serão convidados a trabalhar as suas Soft Skills e aprofundar o seu conhecimento sobre as políticas da Juventude . Pretende-se que esta abordagem seja desenvolvida de forma informal com a participação direta dos decisores políticos numa perspetiva de debate conjunto sobre as prioridades, implementação e acompanhamento da cooperação europeia no domínio da juventude; da transmissão de conhecimento, partilha de experiências, aprofundando a proximidade entre estes e os jovens, promovendo a sua participação na tomada de decisões. Será constituído um fórum de jovens através do qual se incentivará a participação cívica deste grupo-alvo.

2- Jornadas da Juventude: Cidadania Global – Jovens e o Mundo. Apresentação dos resultados obtidos no âmbito do projeto de cidadania ativa, numa base de partilha local e nacional. Serão convidados decisores políticos para partilharem a sua experiência no âmbito de projetos que dinamizam nos seus territórios, junto dos jovens e que, direta ou indiretamente, promovem competências sociais, comunicacionais e interpessoais que subjazem os comportamentos de cidadania ativa e contribuem para a sua inclusão social e para a solidariedade entre os jovens. No âmbito destes dois momentos/ ações é esperado que os jovens sejam impulsionados a colocar em prática o seu desejo de mudança social, característico da faixa etária que integram.  Estas 2 ações deverão promover o desenvolvimento pessoal e potenciar as características de um estilo de liderança que pugna pela atenção para com as questões da comunidade local e a ação assertiva, comunitária e eficaz para a sua resolução.

Serão criados espaços privilegiados para o debate aberto, inclusivo e participativo em formato de jornadas (três dias), onde participarão jovens cerca de 180 jovens até aos 30 anos de idade e decisores políticos, em registo informal e ativo. Neste evento serão trabalhados temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu, nos 8 domínios do Diálogo Estruturado: educação e formação; emprego e empreendedorismo; saúde e bem-estar; participação; voluntariado; inclusão social; jovens e o mundo; e inovação e criatividade.

Prevê-se que haja um maior conhecimento do enquadramento europeu das políticas de juventude e uma aproximação dos jovens aos organismos públicos e privados que trabalham as matérias de juventude, a nível nacional e europeu, promovendo a cidadania activa e informada e a participação nos assuntos que lhes dizem respeito.

O «A(gentes) M» é liderado pela Fundação da Juventude e conta com a parceria da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com o apoio do Erasmus+, Juventude em Ação.