Brasil, marzo 2018. Chocou a todos a tentativa de calar a voz de uma mulher, militante de ideias e ideais, mãe, negra, de origem pobre, que viveu toda sorte de dificuldades e violência; mas que teve a força de vencer e conseguir estudar para se tornar uma referência na defesa das minorias.

Ela, que se pautou durante sua curta vida pública na condição de vereadora da cidade do Rio de Janeiro em favor das mulheres, da juventude, da comunidade LGBTT, dos negros, sempre se posicionando contra a violência, incomodou muita gente.

O objetivo foi calar uma voz. Contudo, mesmo com a perda irreparável e dolorosa, os seus algozes não foram exitosos. O tiro saiu pela culatra. A voz dessa mulher guerreira de nome Marielle Franco se multiplicou aos milhares e milhões, saiu das fronteiras do Rio de Janeiro, do Brasil e ganhou o mundo. Hoje suas ideias e seus ideais estão mais fortes do que nunca.

A Liga Íbero-Americana de Organizações da Sociedade Civil se solidariza e passa a ser também apoiadora e multiplicadora de seus ideais.

Valdinei Valério. Membro Junta Diretiva La Liga.