Nov 2017. Conhecer experiências inovadoras desenvolvidas em outros contextos que possam inspirar o trabalho em educação desenvolvido na Bahia. Este foi o principal objetivo da missão que partiu para Barcelona, na Espanha, no dia 18 e retornou ao Brasil no dia 21 de outubro. O roteiro contou com visita a duas escolas e culminou com a participação do grupo no Curso Inteligências Múltiplas, promovido pelo Colégio Montserrat.

Além de uma comitiva formada por quatro profissionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA): o superintendente da Educação Profissional do Estado, Durval Libânio, o diretor de Currículos, Wendel Machado, a técnica Josevonne Dias Serafim Moreira e o vice-diretor pedagógico do Colégio Estadual Professor Carlos Santana, Joel dos Santos, acompanhou o grupo, representando o Instituto Aliança (IA), a diretora Ilma Oliveira.

A Escola Sadako foi a primeira a ser visitada. Ela integra a Rede Internacional Changemakers, da organização internacional Ashoka Empreendedores Sociais. Durante a visita guiada aos diversos espaços da escola, o diretor, Jordi Nomen, explicou que a Sadako é uma escola “concertada”, ou seja, funciona com 60% de recursos públicos e 40% de recursos privados.

O diretor destacou também que a escola possui uma metodologia própria chamada “CIMS”, que define funções específicas de pequenos grupos: coordenador, investigador, moderador e secretário. Oitenta por cento dos cursos trabalham com aprendizagem baseada em problemas – Problem Based Learning (PBL) – na qual professores e alunos atuam de forma cooperativa e colaborativa. A escola supera o paradigma da organização com base em currículo, trabalhando a partir de problemas e projetos visando ao desenvolvimento de competências, e, neste processo, envolve a todos em um processo participativo e democrático na busca de soluções criativas.

No dia 19 de outubro, foi a vez de o Colégio Montserrat abrir suas portas para receber a comitiva da Bahia e também um grupo de 60 profissionais vindo da Espanha, Brasil, Argentina, Uruguai e Chile para a participação no seu programa de intercâmbio, que alia “Study Tour” (visitas guiadas realizadas pela equipe do colégio com grupos de profissionais) a cursos ofertados durante o ano pela equipe do colégio.
Fundado há 90 anos, o Montserrat nasceu com a vocação de inovar e incubar metodologias para serem implementadas no conjunto dos colégios dirigidos pela Congregação Filhas de Nazaret. Hoje, é considerada uma escola inovadora por suas metodologias interativas e práticas de vanguarda, desde a educação infantil até o ensino médio.

“É impressionante como a proposta pedagógica inovadora tem vida nas paredes, espaços, e, principalmente, no entusiasmo de professores e de alunos. Cada ano tem novidades e atualização. Ao visitarmos o Montserrat fortalecemos nossa crença de que é possível fazer uma escola ativa e mobilizadora”, destacou a diretora do IA, Ilma Oliveira, que visitou o colégio pela segunda vez.

“A ambiência do Montserrat foi toda adaptada para o trabalho centrado nas inteligências múltiplas por meio de um conjunto de metodologias interativas, entre as quais a aprendizagem cooperativa e o PBL. Em 2017, todas as séries do colégio, da educação infantil ao ensino médio, estão trabalhando de forma transversal com a inteligência emocional, a competência global e a cidadania digital”, observa Ilma.

Foi também no colégio Montserrat que a comitiva baiana teve a oportunidade de participar do curso sobre as Inteligências Múltiplas, coordenado pelas Madres Montserrat Del Pozzo, Núria Miró e Mônica Horck e realizado nos dias 20 e 21 de outubro. A teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner, foi o fio condutor do curso. Como organizar as oito inteligências definidas pelo autor em sala de aula de forma prática? Como abordar os processos de compreensão mais relacionados à metacognição? O que muda quando consideramos nas práticas pedagógicas a inteligência como um todo e como potencial inerente ao ser humano? Estas e outras questões foram levantadas pelos palestrantes e trabalhadas de forma interativa e cooperativa com o público presente.

“Fazer o curso foi, sem dúvida, uma experiência única. Poder estar em um ambiente com pessoas de vários lugares do mundo, trocando experiências, aprendendo a desenvolver as inteligências, foi muito gratificante. Com certeza, o curso ofereceu ainda mais possibilidades para que possamos perceber a visão múltipla dos estudantes. Além de tudo isso, as visitas feitas nas duas escolas possibilitaram vislumbrar situações até então não vivenciadas, como o uso de ferramentas tecnológicas como instrumento do conhecimento. Uma metodologia inovadora, em que os estudantes tornam-se protagonistas no processo ensino-aprendizagem. Foi um intercâmbio muito valioso na minha vida profissional”, destacou o professor Joel dos Santos.

Para Ilma Oliveira, o intercâmbio contribui para fortalecer o trabalho que o IA já desenvolve ao longo dos seus 19 anos de história: “A proposta da escola do século XXI, voltada para os interesses dos estudantes e para sua lógica de compreensão e interação com o mundo, encontra no Colégio Montserrat sua completa expressão. A visita possibilitou o refinamento e ampliação do que já fazemos, pois as bases do trabalho são muito semelhantes”, explicou.

Para o superintendente de educação profissional da SEC/BA, Durval Libânio, “o intercâmbio foi extremamente importante para verificar modelos inovadores e seus resultados na prática e irá servir de base para implementar essas inovações na rede estadual”. O diretor de Currículos, Wendel Machado complementou: “O contato direto com essas experiências nos levaram a refletir sobre aprimorar nossa prática pedagógica enquanto profissional e gestor público».