Agosto 2017. Engajada na missão de preparar e inserir a juventude no mercado de trabalho, a Rede Pró-Aprendiz (Brasil) comemorou o anúncio feito pelo governador Marconi Perillo (PSDB) nesta quinta-feira (10/08/2017), que abriu mais 1 mil vagas para o programa Jovem Cidadão, além de aumentar o valor da bolsa estágio para os jovens.

O anúncio foi feito durante abertura do Mês da Juventude, no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na presença de 500 jovens participantes do programa.

O superintendente da Rede Pró-Aprendiz, Valdinei Valério, em entrevista exclusiva à Rádio 730, destaca a importância do aumento no número de oportunidades no Jovem Cidadão, e o compromisso firmado pelo governado estadual com a assinatura da ordem de serviço.

“O governo se comprometeu, assinou ordem de serviço no sentido de aumentar o número de vagas do programa Jovem Cidadão. É um ato muito importante, sobretudo no momento em que, a questão da empregabilidade, do aumento das dificuldades de o jovem se integrar ao mercado de trabalho, essa é uma grande oportunidade”, avalia.

Uma região em especial, destacada pelo superintendente, é a do Entorno do Distrito Federal. A ampliação de vagas anunciada nesta quinta-feira (10), atenderá também aos municípios da região. Para Valdinei Valério, a abertura de oportunidades em um período de crise e desemprego, que atinge o país, é fundamental para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“Estas vagas estarão contemplando os municípios do interior, inclusive os que circundam Brasília, os do chamado Entorno, onde as dificuldades são ainda maiores. É importante que estas 1 mil vagas venham de encontro e combatam essas estatísticas negativas que temos hoje. Temos no Brasil, atualmente, 14 milhões de desempregados e, destes, 50% são jovens entre 14 e 29 anos”, ressalta.

Com a palavra, o jovem aprendiz

Durante a solenidade, a estudante Yara Cruvinel (foto), em entrevista ao repórter Jerônimo Junio, da 730, relatou o que significa, para ela, fazer parte do programa.

“É muito bom porque dá oportunidade para vários jovens ingressarem no trabalho. Quando eu comecei eu nem sabia o quão grande seria esse programa, e ele é muito gratificante para nós jovens. Estou recebendo aprendizagem na área de administração. Eu trabalho na área de comunicação, de jornalismo, e eu agradeço muito a estas pessoas que deram essa oportunidade. Estou aprendendo bastante”, acrescenta.

A jovem Yara Cruvinel faz a entrega de homenagem ao governador Marconi Perillo. Dizeres do troféu: ‘Ao governador sempre Jovem Marconi Perillo’ (Foto: Reprodução/Facebook)

Saiba como participar do programa

Para fazer parte do Jovem Cidadão, da Secretaria Cidadã, o adolescente deve possuir idade entre 14 e 18 anos (idade limite para inclusão: 17 anos e três meses, para permitir um melhor aproveitamento), estar devidamente matriculado na escola e possuir frequência mensal em unidade regular de ensino ou ter concluído o Ensino Médio, além de ter renda familiar de até dois salários mínimos. Jovens sujeitos a medida socioeducativa ou de proteção legal também pode participar.

Conheça a Fundação Pró-Cerrado

O trabalho da Fundação Pró-Cerrado (FPC) é inspirado pelo Jovem e sua expressiva capacidade de transformação social.

A Lei de Aprendizagem determina que todas as empresas de médio e grande porte tenham em seus quadros entre 5% à 15% de Jovens na condição de aprendiz. As empresas podem ofertar as vagas em convênios assinados com a FPC. Para mais informações ligue para 3219-4700 e solicite a visita dos técnicos.

Organização da sociedade civil que atua, há mais de 20 anos, na promoção da cidadania, em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor.

Por meio de programas diversos de atendimento ao Jovem, a FPC colabora para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país: combate a violência e a evasão escolar, gera emprego e renda, estimula a formação integral do ser humano.