Alice Galvão

Com o tema “Saúde e Bem Estar”, a Fundação Pró Cerrado realiza de 23 a 27 de novembro de 2015 a Semana Pelos Direitos da Juventude. O evento, que tem realização anual na Argentina, Bolívia, El Salvador, Equador, Espanha e México, pretende mobilizar cerca de 4 mil jovens de Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Brasília, em uma programação de debates, workshops, palestras, atividades recreativas e visitas ao longo dos cinco dias de realização. Em Goiânia, as atividades serão concentradas no Núcleo Seu Jaime e no Auditório Cora Coralina, do Senac.

Esta é uma das ações que irão compor o calendário anual da organização, como parte das atividades coordenadas pela Rede Pró Aprendiz, aliança nacional criada pela Fundação Pró Cerrado e coordenada pela RENAPSI (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) para fomentar e difundir a aprendizagem enquanto política pública para a juventude brasileira.

Realizada pela segunda vez no Brasil e pela primeira vez em Goiânia, a Semana pelos Direitos da Juventude ocorre internacionalmente desde 2010 e é campo fértil para a troca de experiências e informações sobre aprendizagem social. “A Fundação Pró Cerrado vem desenvolvendo desde 2013 este intercâmbio de conhecimento, quando dois estudantes do programa Jovem Cidadão fizeram parte da comitiva da instituição no evento realizado em Barcelona, na Espanha, e desde 2015 faz parte da Junta Diretiva da La Liga Iberoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil”, revela Valdinei Valério, Superintendente de Operações da Rede Pró-Aprendiz.

O evento será realizado no mesmo período em que ocorre a Setmana pels drets de la joventut, da Fundesplai (Fundació Catalana de l’Esplai), representando um avanço na internacionalização dos debates acerca da aprendizagem social. “Esta Semana promove o Estado de Goiás internacionalmente como precursor da tecnologia da aprendizagem, a partir das iniciativas da Fundação Pró Cerrado, da relevância de seus programas e da transferência dessa tecnologia para organizações nacionais e internacionais”, enfatiza Paulo Sérgio Batista, Gestor de Comunicação da Rede Pró-Aprendiz.

Tanto para os jovens participantes como para a organização é uma oportunidade de reforçar as expectativas e o compromisso com o programa, ampliar conhecimentos e experiências, bem como reforçar o conceito de protagonismo dos alunos enquanto Jovens Cidadãos. “Para a instituição e para o jovem é um momento importante de debate e reafirmação do compromisso social”, ressalta Patrícia Moraes Coelho Lucena, Coordenadora Pedagógica da Fundação Pró-Cerrado.

De Goiás para o mundo

A Semana pelos Direitos da Juventude é um evento criado e coordenado pela La Liga Iberoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil, que tem como membros as organizações internacionais que realizam o evento em seus países, incluindo a Fundación Esplai, de Barcelona, Espanha, e a Fundação Pró-Cerrado. Além disso, o evento é realizado anualmente em sete países (Brasil, Argentina, Bolívia, El Salvador, Equador, Espanha e México).

O convite recebido pela Fundação Pró Cerrado para ser membro da Junta Diretiva da “La Liga” partiu do reconhecimento de que Goiás, através da Fundação Pró Cerrado, é referência mundial em tecnologia social para a juventude.

“A nossa intenção é que o resultado dos trabalhos realizados nestes cinco dias seja formatado e levado à reunião da Cúpula Iberoamericana em 2016, na Colômbia e que a partir do ano que vem possamos dar abrangência nacional à realização do evento”, adianta Valdinei Valério.

O Jovem Aprendiz e o Programa Jovem Cidadão

O Jovem Aprendiz é caracterizado por ter idade entre 14 e 24 anos, estar no ensino formal (fundamental ou médio) ou ter concluído o ensino médio, ser proveniente de família de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Jovem Cidadão, idealizado e desenvolvido pela Fundação Pró-Cerrado, é uma tecnologia social reconhecida pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, responsável pela estruturação de todo o Programa de Aprendizagem executado pelas organizações integrantes da Rede Pró-Aprendiz. Seu foco é na formação integral do jovem, sua qualificação profissional e encaminhamento ao mundo de trabalho, com carteira assinada. O Programa tem como base legal a Lei Federal 10.097/2000 (Lei de Aprendizagem) e portarias vigentes. Sua execução está estruturada em cinco eixos de gestão: Gestão de Relacionamento, Gestão Trabalhista, Gestão Educacional, Gestão Social e Gestão de Monitoramento e Avaliação.

Para participar do Programa Jovem Cidadão, o candidato precisa primeiro se cadastrar no Portal da Aprendizagem e aguardar o resultado do processo de seleção. Após aprovado, ele é registrado pela Fundação Pró Cerrado. Com sua carteira assinada, ele ingressa imediatamente no Curso Básico do Programa (10 dias iniciais), cumpre atividades práticas em ambiente de trabalho 4 vezes por semana e retorna à instituição para o curso profissionalizante (1 encontro semanal + 1 extra mensal).