De 19 a 21 de junho 2017, organizações públicas e privadas se reuniram na sede do Núcleo de Gestão do Porto Digital, em Recife (Brasil), para definir as bases da Aliança NEO-New Employment Opportunities, no Estado de Pernambuco. O Instituto Aliança assumirá a execução do programa no Brasil e, por isso, já participou da organização do evento.
O NEO é uma iniciativa promovida pelo FOMIN (Fundo Multilateral de Investimentos), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e International Youth Foundation, que teve início em 2002 e completará, com sua implementação no Brasil, a meta de estar presente em 10 países da América Latina e Caribe, visando criar oportunidades de trabalho para 1 milhão de jovens vulneráveis na região, até 2022.

Participantes dialogam sobre as diferentes formas de participação na iniciativa

Representando o setor público, estiveram presentes o secretário de Educação, Frederico da Costa Amancio; a secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, e o diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira. Também participaram destacados dirigentes e equipes das Secretarias da Pequena e Média Empresa, Trabalho e Qualificação e do Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Do lado do setor privado, participaram representantes da CNI/SESI, SENAI-PE; PORTO DIGITAL e CESAR. Os trabalhos foram facilitados por Luciana Botafogo e Elena Heredero, do FOMIN/Brasil e FOMIN/Washington, respectivamente, com apoio de Neylar Lins, coordenadora do NEO no Brasil, onde a iniciativa terá início em agosto.

A NEO Brasil partirá do contexto de inovações educacionais e tecnológicas já existentes em Pernambuco e vai buscar aperfeiçoar a formação técnica de jovens do ensino médio e alunos do SENAI, visando diminuir as brechas entre as demandas do mercado e a educação ofertada. Adicionalmente, serão fortalecidos os serviços de informação e de orientação vocacional e intermediação laboral, prestados pelos diferentes provedores daquele Estado.

O Instituto Aliança esteve presente como futura participante da aliança NEO.