O projeto A(gentes) M- Jovens Agentes de Mudança tem como objetivo primordial a promoção de comportamentos de cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre os jovens.

Na 3ª sessão do Programa de Cidadania Ativa organizamos uma mesa redonda entre o grupo de A(gentes) M e decisores políticos, nomeadamente, o presidente do Conselho Nacional da Juventude – CNJ, a Vereadora da Juventude do Município de Santa Maria da Feira, um Deputado na Assembleia da República Portuguesa,  e a Presidente Executiva da Fundação da Juventude. Os 13 jovens, com idades entre os 17 e os 23 anos, exploraram o conceito de participação, nomeadamente os seus obstáculos e facilitadores; reflectiram sobre estratégias promotoras de práticas de participação inclusiva; debateram com decisores políticos as práticas de participação que estes promovem nas organizações de que fazem parte; aumentaram a sua consciência sobre a importância da cidadania global e da participação a diferentes níveis.

Os jovens partilharam que lhes parece essencial utilizar a escola enquanto veículo de partilha de informação sobre projectos de participação, pois é um ponto comum a todos os jovens. Todos os participantes constatam que fazer a informação chegar aos jovens é uma tarefa árdua mais é muito mais complexo ainda activar os jovens para a participação.

O «A(gentes) M» – Jovens Agentes de Mudança é um projeto organizado pela Fundação da Juventude em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com o apoio do Erasmus+, Juventude em Ação.

 

Os resultados das sessões de trabalho serão apresentados nas Jornadas da Juventude: Cidadania Global – Jovens e o Mundo. Serão convidados decisores políticos para partilharem a sua experiência no âmbito de projetos que dinamizam nos seus territórios, junto dos jovens e que, direta ou indiretamente, promovem competências sociais, comunicacionais e interpessoais que subjazem os comportamentos de cidadania ativa e contribuem para a sua inclusão social e para a solidariedade entre os jovens.

Fundaçao da Joventude es socia de La Liga Iberoamericana en Portugal.